Agência Par Ideal – agência de namoro e casamento de Curitiba-Brasil

Golpes do Namoro Virtual

Com o Coronavírus, o número de pessoas que acessam os sites e app de relacionamentos está cada vez maior. Segundo uma pesquisa americana, 29% dos Americanos e Europeus usam os sites de relacionamento e na América 46%.

No Domingo, dia 25 de abril, no programa Domingo Espetacular, um dos temas abordados foi sobre os Golpes do namoro Virtual de pessoas que se conheceram por site de relacionamento. Há duas semanas, o programa Fantástico também exibiu um quadro falando sobre os Golpes da Internet.

Se você digitar no Google o seguinte termo de pesquisa: Golpe do Amor, verá o quanto é grande o número de vítimas, tenho certeza que ficará tão abismado quanto eu. Provavelmente esté número seja bem maior, pois a grande maioria das vítimas não denuncia o golpe, por vergonha.

As policias de todo o Brasil está falando sobre os golpes que os estelionatários estão aplicando e o número de vítimas não para de crescer. A Interpol emitiu um alerta para mais de 139 países sobre como os golpistas agem nas redes sociais. Os estelionatários estudam o perfil das pessoas, como o trabalho, o estilo de vida e de renda.

Antes esse tipo de golpe era aplicado por quadrilhas da Nigéria e da Rússia, porém no Brasil tem crescido muito o número de criminosos, segundo os departamentos de polícia. Os estelionatários da Nigéria criavam perfis fakes com fotos de militares dos Estados Unidos, envolviam as mulheres durante semanas em conversas via e-mail e depois que a vítima estava envolvida emocionalmente começavam a pedir dinheiro. Dinheiro para viajar para conhecê-las, para enviar joias que ficaram ‘presas’ na alfandega, para tratamento de saúde de um familiar, etc. Já as quadrilhas Russas, normalmente estelionatárias, eram mulheres lindíssimas que iniciavam contato com homens e depois pediam dinheiro para viajar para conhecê-los, o que é claro, nunca aconteceu.

Outro golpe muito aplicado e o que considero o pior é a chantagem para não divulgar fotos intimas. Os estelionatários, depois de envolver a vítima durante conversas online, pede que ela ou ele, envie fotos sensuais ou nudes e depois ameaça divulgar essas fotos na internet e para a família da vitima caso ela não deposite dinheiro. E a vítima com medo de ter suas fotos expostas na internet paga quantias altíssimas de dinheiro. Ninguém quer ver suas fotos expostas.

Segundo o detetive virtual Wanderson Castilho, o ambiente virtual pode ser palco de grandes encenações. Segundo ele, para quem está do outro lado as pessoas alteram o nome, idade, peso, altura, sexo e até mesmo onde moram.

A Policia Civil divulgou algumas orientações para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • Ao se relacionarem com alguém, procure saber quem é a pessoa.
  • Opte por chamadas de vídeo ou marque um encontro em um lugar público.
  • Se a pessoa do outro lado pedir algum valor financeiro, desconfie.
  • Se para você receber um presente, precisar depositar uma quantia financeira, desconfie
  • Jamais deposite ou transfira dinheiro
  • Nada de fotos sensuais.

Anote essas dicas e fique alerta, todo cuidado é pouco quando ao assunto é namoro virtual.

FONTES:

Interpol emite alerta para países após aumento no número de golpes virtuais – RecordTV – R7 Fala Brasil

Professora é alvo do golpe do ‘doutor’ em Niterói

Cinco golpes em apps de relacionamento e como se proteger | Redes sociais | TechTudo

‘Don Juan’ que aplicava golpes em mulheres, em MG, é preso em Balneário Camboriú | O TEMPO

Mulher é presa pela 2ª vez por dar golpe em ao menos cem ‘crushes’ – Notícias – R7 São Paulo

Quando o amor se torna um pesadelo: golpes em aplicativos e sites de encontros online | WeLiveSecurity

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima