Lidia Weber
Laboratório do Comportamento Humano – Universidade Federal do Paraná
Muitas pessoas têm interesse e curiosidade sobre as Agências de Casamento e levantam hipóteses sobre quem seriam as pessoas que procuram este serviço. Há especulações de que estas pessoas teriam um perfil diferenciado, com algumas características “inferiores”, que as levariam ter dificuldade em encontrar um parceiro amoroso no cotidiano.
Tendo em vista este problema, uma equipe de pesquisa do Laboratório do Comportamento Humano, Departamento de Psicologia da UFPR, coordenada pela Profa. Dra. Lidia Weber, teve a iniciativa de realizar uma pesquisa com as pessoas agenciadas pela Par Ideal, buscando identificar diversas características psicológicas, entre elas: a auto-estima, a timidez, a sociabilidade e os estilos de amor.
Em um primeiro momento, os dados são bastante interessantes. A pesquisa continua e estamos comparando com pessoas não agenciadas. Se você quiser responder aos questionários, entre no link.
AUTO-ESTIMA: Dá-se o nome de auto-estima ao sentimento que o indivíduo possui sobre si mesmo, seus valores e competências. Os dados iniciais mostram a auto-estima das pessoas agenciadas em um nível superior ao grupo-controle.
Isto significa, que ao contrário do que se imagina, as pessoas que procuram a Par Ideal estão bem consigo próprias e possuem sentimentos positivos sobre sua auto-imagem, fator altamente positivo para uma relação a dois, pois a auto-estima remete também a um estilo de amor que denomina-se “seguro”, evidenciado em outras pesquisa.
TIMIDEZ E SOCIABILIDADE: segundo pode ser caracterizado como o desconforto e as inibições que ocorrem na presença de outras pessoas. A timidez é uma manifestação de temperamento caracterizada pela tendência à ansiedade social e pelo predomínio da inibição em termos de comportamento.
Quase 50% das pessoas em todo o mundo consideram-se tímidas. A sociabilidade não é a mesma coisa que timidez, pois uma pessoa pode ser tímida, mas também ser sociável, ou seja, gostar de estar entre as pessoas.
Os dados de nossa pesquisa também não mostram diferença entre os índices de timidez e de sociabilidade das pessoas agenciadas e das não-agenciadas (grupo controle). Ou seja, não é este o fator que determina a procura de uma agência.
ASSERTIVIDADE: é a capacidade de defender os próprios direitos e de expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada sem violar os direitos da outra pessoa. A sua mensagem básica é: “é assim que eu penso”; “é isso que eu sinto”; “é assim que eu vejo a situação”.
Ser assertivo é ser positivo, é valorizar a si mesmo, sem se caracterizar pela passividade ou pela agressividade.
Os dados da pesquisa encontraram uma diferença neste item. E uma diferença bastante interessante, contrária ao que pode imaginar o senso comum, pois o índice de assertividade foi maior para as pessoas agenciadas.
Aqui se começa a entender o comportamento destas pessoas: elas realmente desejam encontrar um parceiro amoroso e enfrentam a situação de maneira pragmática e adequada, isto é, vão a um lugar em que outras também têm este mesmo desejo, o que torna a sua busca mais fácil.
ESTILOS DE AMOR: Allan Lee, um antropólogo canadense, criou uma teoria bastante conhecida, em que classifica diferentes estilos em que uma pessoa pode se relacionar com outra. Entre os milhões de estilos possível, ele relata 6 estilos básicos:
1) Eros: sente forte atração pelo parceiro, principalmente pela sua aparência física. São pessoas seguras, pouco possessivas, sem medo de entrar em um relacionamento e dão grande importância ao aspecto sexual da relação.
2) Estorge: amor calcado em interesses comuns e na semelhança dos parceiros, geralmente surge a partir de uma amizade, é construído gradativamente. Não há tanta ênfase no relacionamento sexual.
3) Ludos: é dada grande importância à sedução e à liberdade sexual. O amor é visto como um jogo que pode envolver diversos parceiros sem muito interesse em comprometimento e intimidade psicológica.
4) Mania: O amor é uma emoção quase obsessiva, está envolvido em praticamente tudo. O amante desse estilo se esforça para atrair a atenção do parceiro constantemente. Há muito ciúme e possessividade.
5) Pragma: Enfatiza a compatibilidade entre os parceiros e suas necessidades mútuas. As pessoas desse estilo têm diversas expectativas bem específicas em relação ao parceiro, tentam planejar a relação minuciosamente.
6) Ágape: Os cuidados com o parceiro, a ausência de egoísmo e a preocupação em auxiliá-lo em seus problemas, são as principais características desse estilo de amor.
Os resultados parciais de nossa pesquisa mostram novamente uma diferença interessante: enquanto as pessoas não-agenciadas tem o estilo de amor predominante Ludus, as pessoas agenciadas têm predominante o estilo Eros.
Aqui começa a se delinear, portanto, um estilo para as pessoas que procuram uma agência de casamento: são pessoas com auto-estima intacta, sociáveis e com grau de timidez semelhante às pessoas não-agenciadas, muito assertivas, ou seja, sabem o que querem e enfrentam corretamente a situação para alcançar seus desejos e com estilo de amor intacto e favorável, Eros, é o estilo mais romântico, que não tem medo de envolvimento, são seguras e esperam realmente se apaixonar pelo parceiro. Ao contrário, as pessoas não-agenciadas apresentam maior índice de estilo Ludus, que não deseja grande comprometimento na relação amorosa.
Se quiser responder os questionários, entre em contato (lidia@ufpr.br)
Lidia Weber
UFPR