Os modelos de família mudaram e todos precisam aprender a lidar com as diferenças. Na verdade, é cada vez menor o número de casais com filhos no estereótipo considerado tradicional. Atualmente os novos arranjos familiares ganham espaço com as tecnologias reprodutivas, casais sem filhos, mulheres solteiras, homens solteiros e pais com a guarda dos filhos entre muitas outras possibilidades.
Mas, apesar das novas estruturas serem tema de constantes polêmicas, é preciso lembrar que a família está constantemente se reinventando. Isso sempre aconteceu, não é uma novidade. E as particularidades desta nova realidade não impedem que seja atingido normalmente o objetivo de acolher seus membros, proporcionar vínculos e transmitir valores.
Entendo que a dificuldade para aceitar mudanças é natural, mas é importante não fazer julgamentos precipitados. Lembre que a família em modelo tradicional não é garantia de ausência de sofrimento, ou mesmo traumas, e que muitas mudanças que no passado eram percebidas com preconceito hoje são consideradas verdadeiras conquistas.
Aproveite o início da semana para rever seus conceitos sobre este assunto!
Procuro uma pessoa seria