A maioria dos homens afirma categoricamente que não gosta de discutir a relação. Salvo raras exceções, o sexo masculino é mesmo meio avesso a demonstração de sentimentos. Ainda mais quando isso implica em uma conversa franca para tentar solucionar algum mal entendido. Parece que os homens se sentem constrangidos e preferem evitar a todo custo esse tipo de embate. As mulheres, ao contrário, não perdem a oportunidade de colocar suas insatisfações em uma boa conversa.
Mas essas características tão peculiares de cada personalidade parecem ter além de uma explicação social uma razão científica. Os homens são criados de maneira a demonstrar menos suas emoções. Já as mulheres são ensinadas a falar abertamente sobre seus sentimentos, tanto que geralmente costumam ter amigas como confidentes. Além desse fator social, uma pesquisa da Universidade Estadual de Nova York e da Universidade de Stanford revela que um fator fisiológico pode estar por trás do comportamento feminino.
De acordo com a pesquisa, o cérebro da mulher é mais propenso a lembrar de acontecimentos relacionados a emoções. Assim, elas têm maior disposição a não esquecer tão facilmente as situações: sejam elas boas ou ruins. Especulações a parte, o importante é ter equilíbrio na hora de resolver um problema em comum. Convidar o parceiro para “discutir a relação” pode não ser a melhor estratégia, pois a pessoa tende a se colocar de modo defensivo o que não ajuda em nada na conversa. É importante lembrar que não existe uma regra. Cada casal tem suas particularidades e deve combinar a melhor maneira de solucionar suas diferenças.