Altos e baixos fazem parte da vida de todos. Contudo, tornam-se mais presentes a partir do momento em que se assume um relacionamento, no qual diferentes pontos de vista e visões de mundo estão envolvidos, podendo causar conflitos com o passar do tempo. Por isso, para que a relação continue sólida, uma tarefa difícil deve ser aprendida pelo casal: superar os problemas do dia a dia.
Num primeiro momento a frase pode parecer mais fácil de falar do que praticar, mas por meio de um planejamento, conversado calmamente e em comum acordo do casal, traçar metas para resolver os atritos não fica tão difícil como parece. Uma delas é não tentar resolver os problemas no calor da discussão. Espere os ânimos se acalmarem para aí, enfim, colocar em questão os pontos que não estão agradando. Independentemente de cada um ter um jeito de lidar com as situações, o casal tem que estabelecer uma maneira conjunta e única de aceitar as diferenças.
É comum que família e amigos deem opiniões sobre a situação e, sem maldade, acabam interferindo na vida do casal. Por isso, é necessário impor limites nessas invasões involuntárias, combinando junto ao par ideal as melhores formas de resolver as crises. Assim, de tempos em tempos, é possível fazer um balanço de atitudes e resultados, redescobrindo maneiras de agradar o(a) parceiro(a) e se adequando às mudanças frequentes (e saudáveis) na vida a dois.
Mais importante ainda é entender que, num relacionamento, o que vale é a cooperação e não a competição para provar quem está certo ou errado. Do contrário, a relação tende a ficar cada vez mais desgastada. As crises, apesar de serem desagradáveis quando chegam, deixam um aprendizado em longo prazo, trazendo mais maturidade e força à relação a cada obstáculo superado.