Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder.
Vejamos alguns motivos porque os homens traem:
– Quando o casamento vira rotina e não há comunicação entre o casal.
– Diferenças culturais: o homem desde a infância aprende o “dever” da conquista, então na fase adulta, ele precisa de algo novo para reforçar sua masculinidade.
– Quando o homem é muito passivo e têm ao seu lado uma mulher dominadora, ele pode querem experimentar algum tipo de controle sobre a relação.
– Oportunidade: muitos homens trai porque a situação se apresenta fácil ou insistente, e eles não têm autocontrole suficiente para dizer não às investidas de uma mulher.
– Poucos homens dizem que, mesmo amando a esposa, a traem porque gostam de variar.
– Um pequeno número traem por vicio sexual.
Vejamos alguns motivos porque as mulheres traem:
– Muitas mulheres sentem-se carentes ou ignoradas, mais emocionalmente que sexualmente.
– Uma boa parte precisa de intimidade física e emocional e possui um marido controlador.
– Grande parte sentem-se cansada da rotina.
– Uma pequena parte tem desordem ou vício sexual.
– Algumas não se sentem amadas ou sentem-se inseguras sobre a relação.
– Algumas traem porque acham que o marido está fazendo o mesmo, e resolvem pagar na mesma moeda.
Um dos principais motivos que leva a traição é a frustração, homens e mulheres tendem a criar grandes expectativas no companheiro (a) e quando não encontram, buscam outros relacionamentos. Para uns é uma maneira de sinalizar que não está tendo suas necessidades atendidas.
Assim vale a pena refletir, tente entender o porquê de sua frustração, você não estaria transferindo para o seu cônjuge responsabilidades que na verdade são suas? Lembre-se que ninguém tem o poder de fazê-lo feliz, esse é um trabalho seu, mas que compartilhado pode ser muito mais fácil.