Li este texto, da Erica Queiroz, blogueira do site “O amor está na rede” e resolvi repassar para vocês, principalmente para as mulheres, ficarem alertas!.
Há alguns meses um site australiano, informou que golpistas faturam 10 milhões de dólares em um mês aplicando golpes na Austrália. Estes golpes são originários do antigo e conhecido “Nigeriam Scam” (golpe nigeriano). Eles existem há tempos (por volta da década de 80, bem antes da existência da internet) e já assumiram diversos formatos, mas sempre com o objetivo de tirar dinheiro das vítimas.
As pessoas eram seduzidas por cartas cheias de palavras complicadas (para dar ares de refinamento e pompa), as quais diziam, por exemplo, que alguém (parente de um político famoso etc.) morreu, deixando milhões. Só que, para tirar o dinheiro do país, era necessária a ajuda da vítima, estrangeira, que precisava mandar uma certa quantia de dinheiro para os trâmites de liberação da quantia milionária (os nativos não podiam mexer no dinheiro) – e depois ganhar uma gorda comissão por isso. Após a transferência inicial para liberar a bolada, algum problema podia ocorrer e a vítima precisava mandar mais dinheiro. E assim ia até que a vítima percebesse que caiu num golpe.
Depois passaram a ser aplicados por e-mail. Aqui no Brasil, por exemplo, muitos empresários caíram no golpe, seduzidos por promessas de lucros feitas por nigerianos que diziam-se donos de empresas e queriam fazer negócios com os empresários em questão. Os golpistas mandavam documentos falsificados, criavam sites para que o negócio parecesse oficial e real etc… E levavam dinheiro da vítimas.
Golpes mais violentos também acontecem: empresários vão à Nigéria fechar negócios e são sequestrados e/ou torturados.
Os golpes em sites de relacionamentos são os mais fáceis de serem evitados. Porque você já pode cortar a comunicação se algo parecer suspeito, então preste atenção nas seguintes dicas:
– Os golpistas geralmente inventam que não têm pais vivos, nem familiares, que a mulher morreu de uma doença horrível ou num acidente e eles ficaram sozinhos com uma criança ou adolescente. Muitos dizem que o pai era de um país, a mãe de outro e que moram num terceiro país e por isso não falam bem a língua.
– Se o perfil da pessoa estiver mal escrito e/ou você receber mensagens mal escritas, cheias de erros de português, é muito provável que se trate de um golpista.
– Geralmente o golpista vai evitar dizer onde trabalha e onde mora. Em muitos casos, diz que viaja muito – pode até dizer que fica em mais de um endereço.
– Evite comunicações com pessoas que não são do seu país, principalmente se a língua utilizada for o inglês, você não for fluente e não sacar bastante a língua – se dominar bem o idioma, pela escrita você já percebe que há algo errado.
– Se a pessoa disser que vai fazer uma viagem a trabalho (muitos dizem que é uma viagem à África/Nigéria), desconfie. E prepare-se: o golpe está prestes a acontecer!
– Se a pessoa ligar, ou se comunicar com você de qualquer outro modo, pedindo dinheiro, dizendo que você é a única pessoa que poderá ajudá-la… Pule fora antes que seja tarde demais.
– Não acredite que a pessoa está presa no aeroporto pela polícia local (de qualquer lugar da África ou do mundo!), que a filha sofreu um acidente e está no hospital, que pegou uma doença horrível e precisa de um tratamento caríssimo e só o seu dinheiro poderá salvá-la.
– Os golpes podem durar meses. Se você demonstrar fraqueza, que está caindo na conversa do golpista, ficar disponível horas a fio para ele… ele vai te seduzir até o fim – às vezes, o golpe demora para ter fim: a pessoa acredita em várias mentiras na sequência e fornece dinheiro para vários situações diferentes. E o golpista aplica o mesmo golpe em várias pessoas ao mesmo tempo. Se você conversar demais com ele, acaba baixando a guarda e ficando mais vulnerável.
– O golpista geralmente não aparece na câmera, mas usa várias fotos para que você o veja – são sempre fotos de outras pessoas… As fotos podem ser de modelos ou pessoas muito bonitas. E o golpista sempre tem uma desculpa para não se encontrar com você.
Outro dia, assisti a um vídeo de uma mulher que deu milhares de dólares a um golpista, descobriu que ele era golpista, mas disse que, mesmo assim, não conseguia deixar de lado o que sentia por ele. Mas para quem se envolve, a sedução é tanta, que parece um sonho, por isso é melhor cortar a pessoa rapidamente, para não correr grandes riscos depois.
As promessas de amor são lindas demais, deixam as pessoas hipnotizadas, mas se forem boas e perfeitas demais não podem ser verdadeiras!
Se perceber que a pessoa é golpista, denuncie-a ao site de relacionamentos onde a conheceu.