Qualquer pessoa sabe que em um relacionamento é ideal ter uma boa convivência com a família do parceiro e, para que essa realidade seja possível, alguns elementos são essenciais. Nesse cenário, transmitir uma boa impressão enquanto hóspede da família é fundamental.
É fato que se comportar como um bom hóspede é necessário em qualquer situação, afinal, nenhum anfitrião gosta de receber em sua propriedade uma pessoa que não se comporta adequadamente. No entanto, quando os anfitriões são a família do seu parceiro, essa necessidade é ainda maior.
Ter bons modos na casa dos parentes da pessoa que você escolheu para se relacionar é, antes de tudo, uma questão de educação e respeito, e de modo algum deve-se seguir um comportamento contrário, mesmo que você já tenha muito tempo de relacionamento. Uma coisa é intimidade, outra é inconveniência.
Para que você não ultrapasse os limites no momento de sua hospedagem, trouxemos algumas dicas de como se comportar durante sua estadia e ser considerado um ótimo hóspede.
Não ultrapasse os limites de intimidade
Algumas famílias são bastante tradicionais e não se sentem confortáveis com manifestações de carinho explícitas. Se esse for o caso, nada de carícias ou contato íntimo muito exagerado na frente dos parentes.
Você poderá ter mais noção sobre a medida certa dos carinhos e do contato físico conversando com seu parceiro ou parceira, que conhece bem a família que tem e poderá dizer o que é e o que não é tolerável dentro de casa.
Aos namorados, muito cuidado também com a opção de dormir no mesmo quarto. Faça isso apenas se tiver certeza de que a família não se incomoda com esse tipo de situação.
Em alguns casos, é melhor que o casal durma em quartos separados para evitar constrangimentos. Algumas famílias só aceitam que os dois dividam o mesmo quarto após estarem casados.
Mantenha a ordem de tudo
Como você não estará na sua casa, a ordem é seguir a organização do local. Mantenha tudo organizado do jeito que você encontrou, principalmente seu quarto e o banheiro que utilizar.
É muito desagradável receber como hóspede em casa alguém que bagunça tudo por onde passa e não se preocupa em reorganizar.
Evite também deixar seus objetos pessoais espalhados pela casa ou em locais inapropriados.
Não seja inconveniente
Algumas atitudes podem demonstrar inconveniência e até desrespeito. Assim, tenha cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas para não ultrapassar limites e acabar passando vergonha. Evite também um linguajar inapropriado para um ambiente familiar.
Outra dica importante é não sair pegando toda a comida ou abrir a geladeira sem pedir permissão ou ter certeza que você não será malvisto.
Respeite as regras da casa
Cada família tem costumes e regras que naturalmente são seguidos pelos moradores da casa. Procure se informar sobre isso e saber a respeito de horários para dormir, acordar e se alimentar, volume de parelhos eletrônicos etc.
Seguindo essas dicas e fazendo uso do bom senso, certamente sua estadia será muito agradável e toda a família irá sentir satisfação em receber você novamente.
Antes de se despedir, que tal deixar uma lembrancinha para os anfitriões como forma de agradecimento pela acolhida?