Muitas pessoas acreditam que são chiques e podem fazer o que quiserem porque tem dinheiro. E algumas revelam o pior em seu comportamento durante os cruzeiros realizados pelo mundo.
Mas o que é ser chique? Será que é sinônimo de ter dinheiro, usar roupas de grife e poder viajar? Com certeza não!
Recentemente eu e meu marido fizemos uma viagem de navio e durante 27 dias convivemos com pessoas de diversas culturas. Este tempo foi uma ótima oportunidade para lembrar como pequenos gestos são fundamentais na convivência com os outros.
Acredito que ser chique é cumprimetar quem entra no elevador, pedir licença ao sair dos lugares sem empurrar as pessoas, pedir para retirar uma cadeira que aparentemente não está sendo utilizada e não exagerar no tom da voz para chamar a atenção. Estes e muitos outros hábitos que parecem básicos costumam ser abandonados com frequência no dia a dia e principalmente durante as viagens.
Não é segredo que todos querem ficar próximos daqueles que tratam bem os funcionários, são discretos e educados priorizando sempre o respeito as pessoas. Por isso, quero aproveitar que muitos estão preparando as malas para lembrar que ser chique é saber que o respeito ao próximo é essencial!