Amar também é respeitar a individualidade do outro e este é um conceito que deve estar sempre presente em um relacionamento. O ciúme excessivo pode ser extremamente prejudicial para a relação. Vasculhar os pertences e gavetas, mexer no celular, controlar a quilometragem do carro ou mesmo telefonar várias vezes no dia para saber o que está fazendo são fortes indícios de que o ciúme está tomando conta do relacionamento.
É claro que demonstrar interesse pela rotina do(a) parceiro(a) e querer estar presente no dia a dia é algo saudável e ajuda a manter o amor em alta. Porém, quando as dúvidas se transformam numa perseguição constante, a relação começa a se desgastar.
Estar num relacionamento amoroso é compartilhar experiências e sentimentos. Quando uma das partes controla a vida do outro, essa troca saudável deixa de existir, dando margem para brigas e desentendimentos. Por isso, converse sempre que surgir algum problema ou dúvida e priorize o respeito na relação. Se você perceber que o ciúme está tomando proporções incontroláveis, o ideal é procurar a ajuda de um terapeuta.