A transferência de ações do mundo real para o virtual pode trazer problemas para manter ou iniciar relações. Pesquisas recentes revelam que o excesso de comunicação e de compartilhamento de dados via internet tem criado problemas para muitos casais. Uma pesquisa da Universidade de Guelph, no Canadá, baseada nas respostas anônimas de mais de 300 universitários “compromissados” que usam o Facebook, a maioria das brigas por motivos de ciúme estão relacionadas ao site – fotos colocadas por ex-namorados (as) e comentários deixados por amigos do sexo oposto são as principais causas. De acordo com a autora, a psicóloga Amy Muyise, a pessoa ciumenta na “vida real” tende a atribuir significados a mensagens e imagens postadas na rede com facilidade. “A interação do amado com um contato que ela não conhece pode ser motivo de desconfiança. Além disso, fotos e informações antigas lembram-na constantemente que o namorado(a) teve um vida amorosa antes dela”, exemplifica Amy.
Outro estudo, da Universidade Western, também no Canadá, revela que quase metade dos quase 1 bilhão de usuários do Facebook têm o (a) ex entre seus amigos virtuais. Um terço deles volta e meia (ou constantemente) visita o perfil do antigo amor e até mesmo da pessoa com quem suspeita que ele esteja se relacionando.
É preciso usar as redes sociais de forma responsável, expor intimidades e insatisfações para todo mundo não é adequado e nem elegante.