O Dia Internacional do Homem foi criado há quase 14 anos com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde masculina e a igualdade de gênero. Apesar de a causa ser mundialmente celebrada e ter o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), muitas pessoas desconhecem a comemoração e, principalmente, seu significado.
Segundo dados divulgados pela Divisão da Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde, de cada três adultos mortos entre 20 e 59 anos, dois são do sexo masculino. Já entre as faixas de 18 a 30 anos, de cada cinco mortes quatro são de homens.
Também são os homens as maiores vítimas fatais de acidentes de transito, por dirigirem em alta velocidade ou embriagados e também, as grandes vítimas de homicídios. Como os homens não tem o hábito de ir a visitas periódicas ao médico e também não tem a cultura de prevenção a saúde, na maioria das vezes, quando vão procurar ajuda as doenças já estão em estágio avançado. As doenças que mais atingem os homens após os 40 anos são as cardíacas e as urológicas.
Dicas para uma vida mais saudável, com mais qualidade de vida:
– Fazer check-up uma vez ao ano, principalmente verificando a parte cardiológica e – urológica.
– Manter colesterol, hipertensão e obesidade sob controle.
– Estar atento para doenças do aparelho respiratório.
– Investigar doenças sexualmente transmissíveis e sorologias como hepatites B, C e vírus do HIV.
– Não fumar
– Não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
– Cuidar da alimentação
– Fazer exercícios físicos.
A saúde do homem tem provado que também precisa de atenção médica, em novos tempos a tecnologia tem facilitado para todas as pessoas cuidarem da própria saúde. Homens e mulheres precisam ser uma só pessoa no Senhor.