Nos dias atuais, onde formas rápidas de relacionamento, como o ficar, ganharam espaço em detrimento de velhas práticas, a seleção de parceiros amorosos está se tornando algo cada vez mais complexo. O objetivo desta pesquisa foi comparar adultos cadastrados e não-cadastrados em agências de casamentos em relação a diferentes variáveis interpessoais: estilos de amor (Eros, Mania, Ludos, Pragma, Ágape e Estorge), timidez, sociabilidade, assertividade e auto-estima.
Participaram 226 pessoas, sendo 131 agenciadas na Par Ideal e 95 não-agenciadas, de ambos os sexos, a partir de 18 anos. Resultados obtidos: Não houve diferença entre os grupos (agenciados e não-agenciados em relação a timidez, sociabilidade e assertividade. A relação entre auto-estima de agenciados e não-agenciados foi significativa revelando que pessoas agenciadas mostram auto-estima mais baixa e relacionada à idade: pessoas com menos de 30 anos mostraram menor auto-estima e com mais de 50 anos mostraram maiores percentuais de auto-estima em não-agenciados e essa relação foi inversa entre os agenciados.
A relação entre o Estilo de Amor EROS de agenciados e não-agenciados foi significativa, ou seja, há diferença entre pessoas agenciadas e não-agenciadas no quesito “estilos de amor”. Pessoas cadastradas em agências de casamento tem mais freqüentemente o estilo de amor LUDUS que implica no encontro com vários parceiros, uma vez que isso de fato ocorre com os agenciados; tem também mais freqüentemente baixo estilo de amor EROS (o amor romântico, mágico com grande interesse na aparência) e um pouco mais alto o estilo de amor PRAGMA (que escolhe seus parceiros a partir de características definidas).
Não houve diferença entre os grupos em relação ao estilo de amor ESTORGE (que deriva de uma amizade), estilo MANIA (Amor inseguro e ciumento) e estilo ÁGAPE (amor basicamente altruísta). Conclui-se que, ao contrário do que supõe o senso-comum, pessoas cadastradas em agências de casamento não são mais inseguras, pouco sociáveis ou tímidas do que aquelas não-agenciadas que também estão a procura de um parceiro amoroso.
Talvez devido ao preconceito ainda existente acerca de agências de casamento pessoas cadastradas em agências de casamento, apresentam auto-estima menor que as não cadastradas. Os estilos de amor são diferentes: pessoas cadastradas apresentam-se mais inclinadas a um amor que desenvolve-se a partir de uma amizade e acreditam na escolha de características específicas do parceiro.
Pessoa não-agenciadas tem um estilo mais romântico, acreditando no amor à primeira vista. Os dois grupos são igualmente levemente ciumentos de suas relações amorosas.
[clear]Profa. Dra. Lidia Dobrianskyj Weber
www.nac.ufpr.br/lidia http://lidiaw.sites.uol.com.br
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Psicologia
Núcleo de Análise do Comportamento (NAC) – Coordenadora – www.nac.ufpr.br
Projeto Criança – Coordenadora – http://pcdec.sites.uol.com.br
Revista Interação em Psicologia – Editora – http://www.ser.ufpr.br
Pingback: Estudo de Casos de Pessoas Cadastradas na Agências PAR Ideal e não Cadastradas | SHEILA RIGLER
Pingback: Estudo de Casos de Pessoas Cadastradas na Agências PAR Ideal e não Cadastradas | Agência Par Ideal - agência de namoro e casamento de Curitiba