Um caso chocante de uma menina de 17 anos, que tirou sua vida após ter momentos íntimos revelados na internet, trouxe à tona, novamente, a importância de se prevenir no meio virtual. A adolescente, que era usuária constante de redes sociais, gravou um vídeo íntimo junto de outros dois menores, que acabou sendo replicado em diversos celulares da cidade de Parnaíba, no Piauí.
Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, a mãe da menina disse não ter percebido nenhuma mudança no comportamento da filha, que postou diversas mensagens num microblog antes de falecer. As proporções tomadas pelo caso foram apontadas como os principais motivos para a morte da menina.
Infelizmente, casos como este têm se tornado comuns. A falta de segurança com o que é postado na internet tem levado muitos jovens a passar por situações constrangedoras que acabam refletindo em suas formações, e por vezes, em suas próprias vidas. Por isso, é preciso que pais estejam sempre atentos ao comportamento dos filhos e, principalmente, com o conteúdo que armazenam nas mais diversas plataformas eletrônicas.
E mais do que isso: evitar compartilhar fotos e vídeos íntimos é essencial. A palavra intimidade já dá conta de que algumas situações devem ser mantidas apenas entre os envolvidos, pois quando passam para o ambiente virtual é impossível prever seus destinos. Portanto, ter atenção aos seus conteúdos nas redes é cuidar de sua própria imagem diante de família, amigos e colegas.