O Brasil atingiu a marca de mais de 1 milhão de divórcios extrajudiciais e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios tem superado significativamente o de casamentos, com uma média de 10 divórcios para cada 24 casamentos.
Neste contexto, diversas fontes identificaram as principais razões para o aumento dos divórcios no país, sendo que o desajuste sexual, associado a crises financeiras e infidelidade financeira, emerge como uma das principais causas.
Além disso, fatores como desgaste na relação, incompatibilidade, casamento em idade precoce, falta de diálogo, vícios, traição e mudanças de interesses também contribuem para o aumento das separações.
Segundo, a proprietária da Agência de Namoro Par Ideal (@agenciaparideal), Sheila Rigler, em entrevista ao ESPAÇO BUSINESS WONAN CWB para muitas mulheres, a sobrecarga financeira desempenha um papel significativo nas decisões de divórcio.
“Muitas vezes, elas assumem a responsabilidade de sustentar seus parceiros e, com o tempo, sentem se exauridas”. A busca por emprego por parte dos cônjuges pode diminuir, e alguns até pedem que as esposas iniciem negócios para eles. E enfatiza a empresária: “Quando esses empreendimentos fracassam, as mulheres acabam arcando com as dívidas, o que leva a uma crescente insatisfação e ao pedido de divórcio.”
Outro motivo de divórcio, especialmente nas mulheres, é o desgaste da relação. Com o tempo, os interesses mudam, o amor se desvanece, mas o respeito permanece. “Como resultado, muitos casais optam por se separar sem brigas significativas. Além disso, a traição também desempenha um papel importante, com muitos homens optando por trocar suas esposas por parceiras mais jovens”, salienta a fundadora da Par Ideal.
No caso dos homens, segundo Sheila Rigler, as razões incluem a traição por parte da esposa, falta de apoio emocional, desrespeito, mudanças de interesses, falta de diálogo e problemas de ordem sexual, como desajustes sexuais e falta de intimidade. “Muitos casamentos chegam ao fim devido à ausência de comunicação”, enfiza Sheila.
Pioneirismo da Par Ideal em Curitiba
Considerada a maior consultoria em relações humanas e agência matrimonial do Sul do Brasil, a Par Ideal (agência de namoro e casamento) com sede em Curitiba, comemorou em maio de 2023, 28 anos de fundação .
Pioneira no ramo em Curitiba, a empresa presta serviço de assessoria em relações humanas, destinada ao público das classes A e B, entre 21 e 78 anos.
A Par Ideal já realizou a união de mais de 5.124 pessoas desde sua fundação, “conquistando destaque e reconhecimento nacional graças ao trabalho sério e comprometido que prestamos. Nestes 28 anos de atuação, somos referência nacional e atualmente servimos de fonte de pesquisa acadêmica, gerando conhecimento cientifico e ainda é constante fonte para a mídia em geral, contribuindo para a informação da população”, disse Sheila Rigler. Mais informações em www.agenciaparideal.com.br ou pelo fone 41.3262-1480
As mulheres pedem mais o divórcio
Estatisticamente, as mulheres solicitam o divórcio com mais frequência que os homens. As principais causas, além das questões financeiras, incluem problemas no relacionamento, falta de diálogo, traição e o impacto dos vícios. A interferência da família na relação do casal também é mencionada como um fator relevante.
Os números de divórcio no Brasil continuam a aumentar, refletindo mudanças nas dinâmicas das relações conjugais. Tanto homens quanto mulheres enfrentam uma variedade de desafios que podem levar ao divórcio, com questões financeiras e de relacionamento no centro desse cenário. A compreensão dessas causas e tendências é crucial para que indivíduos e a sociedade como um todo possam lidar de maneira mais eficaz com os desafios do casamento e do divórcio.
FONTE: https://www.diarioinduscom.com.br/Noticias/830083/sheila_rigler_comenta_causas_e_tendencias_do_divorcio_no_brasil